Cartilha Solos



Chamo-me Ginger e a partir de agora vou narrar a
história e a trajetória dos solos no planeta Terra. Formados há
milhões de anos, os solos desempenham inúmeras funções
e fornecem serviços ambientais que possibilitam a vida no
nosso planeta. Estou presente no cotidiano das pessoas, direta
e indiretamente, de diversas formas, mas muitas vezes não
sou valorizado, por desconhecerem a minha importância.
Faço parte da base da infraestrutura humana, do hábitat
dos organismos, do fornecimento de materiais de construção
e artísticos, desde épocas muito remotas, que podem ser
vistas pela herança cultural. Também sou responsável pela
produção de alimentos, fibras e combustíveis, assim como
fonte de recursos energéticos e farmacêuticos. Ajudo a regular
o clima e as enchentes, purifico a água e atuo na ciclagem
dos nutrientes e no sequestro do carbono. Devido aos meus

serviços prestados, fui reconhecido em 2015 no Ano Inter-
nacional do Solo. Sobre o meu nome, Ginger, vou deixar

para contar essa história nas páginas finais desta cartilha.
Boa leitura!


 https://drive.google.com/file/d/1AcdvleJx_Tqlj2fBoQFgTik4_f3wy9vh/view?usp=sharing